• White/Preto
  • Padrão

Current Style: Padrão

Governo do Estado do Pará

Você está aqui:
Subscrever feed Prodepa
Atualizado: 2 horas 5 minutos atrás

Diretorias do Ministério Público e Prodepa ajustam futuras parcerias

ter, 19/03/2019 - 15:29
19/03/2019 - 15:30

 

Adriano de Arruda, diretor de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Estado, reuniu na tarde de ontem (18) com o presidente Marcos Brandão e o Diretor de Tecnologia e Comunicação, Fernando Folha, para falar dos projetos da área de TI no MP e a possibilidade de futuras parcerias do órgão ministerial com a Prodepa.

Categorias: Notícias

Prodepa e Hospital de Clínicas retomam parceria de digitalização de documentos

seg, 18/03/2019 - 14:41
18/03/2019 - 14:30

 

O presidente Marcos Brandão e o diretor-presidente do Hospital das Clínicas, Miguel Sarati, reuniram na manhã desta segunda-feira (18) para tratar sobre a retomada dos serviços de digitalização e microfilmagem dos prontuários médicos da instituição para que os documentos sejam acessados com mais agilidade nos casos dos trâmites processuais e administrativos no âmbito do hospital, que teve esse serviço interrompido há 10 anos.

Categorias: Notícias

Prodepa e Detran negociam transporte de dados de alta confiabilidade

sex, 15/03/2019 - 10:29
15/03/2019 - 10:15

 

Prodepa e Detran retomando negociações para transporte de dados de alta confiabilidade com as infovias da Rede Estadual de Comunicação de Dados

Categorias: Notícias

Prodepa e SECTET planejam novas infovias com foco em integração

qui, 14/03/2019 - 14:46
14/03/2019 - 14:30

 

Prodepa e SECTET planejam novas infovias objetivando melhor integração dos recursos da tecnologia ao fortalecimento econômico e social dos municipios.

Categorias: Notícias

Projeto Xingu: Prodepa participa de apresentação em Altamira

qua, 13/03/2019 - 15:40
13/03/2019 - 15:30

Na última segunda-feira (11), representantes da Prodepa participaram da apresentação dos resultados e finalização das ações do Projeto “Educação, Inclusão e Cidadania Xingu” aos representantes da Câmara Técnica de Inclusão Social e Cidadania – CT4, no Centro de Convenções de Altamira.

A apresentação foi ponto de pauta da 57ª Reunião Ordinária da CT4, que tem por finalidade facilitar a inclusão social, por meio do incentivo à cultura, esporte e capacitação técnica.

As ações desenvolvidas pela CT4 fazem parte do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu que tem como objetivo implementar políticas públicas e iniciativas da sociedade civil que promovam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas da região do Xingu. No caso do projeto proposto e executado pela Prodepa, o foco foi a implantação de espaços públicos para a inclusão sócio-digital.

Na ocasião da reunião da Câmara Técnica, estiveram presentes o presidente da Prodepa, Marcos Brandão, o gerente de Projetos de Cidadania, Tiago Cardoso e ainda o representante do Núcleo Altamira, Damião Ferreira.

Categorias: Notícias

Presidente da Prodepa reuniu em Altamira com a equipe do PDRS Xingu

ter, 12/03/2019 - 15:01
12/03/2019 - 15:00

O presidente Marcos Brandão esteve reunido em Altamira com o Comitê Gestor do Instituto de Avaliação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu.

Tags: pdrsxingumarcos brandãoprodepa
Categorias: Notícias

Prodepa homenageia mulheres em com programação especial

sex, 08/03/2019 - 13:25
08/03/2019 - 13:15

 

Na manhã desta sexta-feira (08), a Prodepa realizou uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de relembrar a luta das mulheres e promover a sua valorização. O evento contou com a presença do presidente da Prodepa, Marcos Brandão, que parabenizou as mulheres presentes e falou sobre a importância da data, das mulheres na sociedade e na empresa.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20. Atualmente, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher - com protestos em todo o mundo - aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa por melhores condições de trabalho.

Na programação, desenvolvida pela equipe da Gestão de Pessoal, foi apresentado um vídeo sobre a origem do Dia Internacional da Mulher e do histórico de luta das mulheres no mundo, além de um vídeo institucional de homenagem às mulheres e outro dedicado às funcionárias da Prodepa. A atração principal da comemoração foi o show de StandUp Comedy do humorista “Pato Conselheiro”, num momento de muitos risos, brincadeiras e descontração.

A gerente de Gestão de Pessoas, Solange Costa, conta que a valorização de servidoras e servidoras é muito importante. “Sabemos do sofrimento que essa data nos lembra, mas também precisamos valorizar o que temos hoje, o que conquistamos. As mulheres da Prodepa, por exemplo, são muito bem colocadas nas suas atividades. E hoje também é um dia pra gente se divertir e por isso está sendo feito tudo isso aqui”, pontuou.

Atuando no setor de Protocolo, Antônia de Alencar Fernandes comemorou a realização desse momento especial para as colaboradoras. “Pra mim é muito importante essa data ser comemorada porque é um reconhecimento do valor e da força da mulher”.

A colega de trabalho, Socorro Lemos, concordou e falou sobre a importância desse reconhecimento. “O dia da mulher pra gente é comemorado como uma vitória a partir do momento que mulheres se uniram e foram a luta por igualdade e mostraram o poder que elas têm nas mãos. E a Prodepa, mediante esse processo todo, essa inclusão das mulheres pela luta e pela valorização é isso que a gente deseja, a valorização de todas as mulheres, não só na empresa, mas como um todo” frisou.

A celebração contou ainda com sorteio de brindes e presentes.

 

 

Categorias: Notícias

Ambientação: Prodepa recebe novos funcionários

qui, 07/03/2019 - 14:51
07/03/2019 - 13:45

 

Novos funcionários, diretores e gerentes da Prodepa foram recebidos numa cerimônia especial de ambientação, na manhã desta quinta-feira (07), no auditório da empresa. O evento contou com a presença do presidente, Marcos Brandão da Costa, que deu as boas-vindas aos novos colaboradores, juntamente com os novos diretores e gerentes.

A acolhida aos novos empregados é uma iniciativa que surgiu a cerca de 9 anos com o objetivo de apresentar a empresa, com informações sobre seu funcionamento. Na ocasião é possível saber mais sobre o ambiente de trabalho, eventos, oportunidades, benefícios sociais e serviços oferecidos. Uma boa oportunidade para tirar dúvidas, descobrir curiosidades e conhecer os novos colegas de trabalho cada um dos setores.

A reunião foi conduzida pelos funcionários da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Solange Costa e Ruy Carvalho, que apresentaram o organograma da empresa, regimento interno, instalações, datas comemorativas e vantagens para os trabalhadores.

Há 9 anos na empresa, Ruy Carvalho, relembra que foi convidado para fazer a acolhida a novos funcionários assim que chegou à empresa “A gente sentiu necessidade a muito tempo atrás de que toda pessoa que chega na Prodepa precisa ser ambientada. Ela precisa conhecer como é que a empresa funciona, porque quanto mais próximo desse conhecimento, mais ela vai poder pautar suas ações no que a empresa necessita que aconteça”.

A nova colaboradora, Carmen Vieira, da Divisão de Administração de Pessoas, parabenizou a iniciativa e conta que se sentiu muito feliz com a recepção e que percebeu um ambiente bastante acolhedor. “Foi gratificante você observar todos os setores, conhecer quem são os funcionários. Isso evita que a gente passe nos corredores e não saber quem é quem. Foi de fundamental importância esse momento. Senti um ambiente familiar e fui muito bem acolhida”.

O acolhimento contou ainda com a entrega de brindes e um Coffee Break em um momento de integração entre antigos e novos colaboradores.

 

Categorias: Notícias

Inclusão digital no carnaval: Prodepa aumenta banda de internet em 90 municípios

sex, 01/03/2019 - 19:36
01/03/2019 - 19:30Os foliões que permanecerão em Belém ou viajarão para outros municípios para curtir o Carnaval vão navegar pela internet de maneira ilimitada e com qualidade durante umas emana. A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) ampliou a banda de internet nos 90 municípios paraenses onde existem pontos de acesso via Navegapará durante  toda a folia. A ampliação iniciou  hoje (1/03) vai até a próxima sexta, dia 8, com acesso ilimitado.     
Categorias: Notícias

Inclusão digital no carnaval: Prodepa aumenta banda de internet em 90 municípios

sex, 01/03/2019 - 19:36
01/03/2019 - 19:30  Os foliões que permanecerão em Belém ou viajarão para outros municípios para curtir o Carnaval vão navegar pela internet de maneira ilimitada e com qualidade durante uma semana. A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) ampliou a banda de internet nos 90 municípios paraenses onde existem pontos de acesso via Navegapará durante  toda a folia. O objetivo é facilitar a vida dos brincantes e seus amigos e familiares, proporcionando uma nevegação rápida e de qualidade. A ampliação iniciou  hoje (1/03) vai até a próxima sexta, dia 8, com acesso ilimitado.     
Categorias: Notícias

Prodepa e Funtelpa transmitem Carnaval de Belém pela internet

sex, 22/02/2019 - 12:12
22/02/2019 - 12:00

Prodepa e Funtelpa transmitem Carnaval de Belém pela internet

 

A transmissão dos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém que ocorre hoje, amanhã e domingo direto da Aldeia Amazônica Davi Miguel, Na Pedreira, será feita ao vivo pela TV e pelo Portal Cultura, através do streaming, em parceria com a Prodepa com a mesma qualidade de tecnologia de som e imagem que já é disponibilizada nas transmissões do Campeonato Paraense de Futebol.

Basta acessar o www.portalcultura.com.br e conferir todas as emoções do desfile pelo celular, tablet ou de um pc. Todos os detalhes dessas e demais parcerias entre a Funtelpa e a Prodepa foram discutidas numa reunião entre Binho Dilon, presidente da Funtelpa; Vanessa Vasconcelpos, Diretora da TV e Marcos Brandão, presidente da Prodepa, ocorrida na última quarta-feira na sede da empresa.

Categorias: Notícias

Espaço de Convivência estreita relações entre colaboradores

seg, 18/02/2019 - 11:30
18/02/2019 - 11:30

 

Um Espaço de Convivência é elaborado para funcionar como um ambiente aconchegante, para reunir servidores em momentos de lazer, para confraternizações, para se fazer refeições e, acima de tudo, como o próprio nome diz, para estreitar a convivência entre os colaboradores.

É foi justamente com esse fim que a Prodepa inaugurou o seu próprio espaço de convivência, que começou a funcionar efetivamente este mês para suprir algumas lacunas na empresa, já que até então não existia um espaço para eventos internos.

Dessa forma ocorriam festas (aniversariantes do mês, café da manhã, entre outros) com consumo de alimentos e bebidas nas salas de trabalho, atraindo todo tipo insetos e ratos, havendo a necessidade de dedetizações sazonais na empresa.

Com o começo do funcionamento do espaço de convivência fica proibida a realização de eventos com consumo de alimentos e bebidas no ambiente de trabalho.

Apesar de já estar funcionando efetivamente, o espaço ainda espera a instalação das câmeras de vigilância (em andamento), para a colocação da TV, geladeira e micro-ondas e para dar mais segurança aos usuários.
Vários servidores que trazem almoço e lanche de casa já utilizam normalmente o espaço para fazer suas refeições.

A Prodepa possui convênios com a Fábrica Esperança , APPD (Deficientes) e BOB Clean (Limpeza) cujos colaboradores faziam suas refeições pelos espaços externos da empresa, mas agora também podem utilizam o espaço.

O Espaço de Convivência possui 2 tipos de horários: para eventos funciona das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para almoço o horário é das 11h15 às 13h45. Os intervalos são utilizados para a limpeza do local.

Categorias: Notícias

Presidente da Prodepa participa em Brasília de Reunião da ROCA /ABEP

qui, 14/02/2019 - 14:09
14/02/2019 - 14:00

O presidente Marcos Brandão da Costa está em Brasília durante essa semana (14 a 16/02) para participar da Reunião Ordinária do Conselho de Associadas da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP TIC), que culminará com a eleição da nova diretoria da entidade.

Entre as palestras que serão ministradas no evento estão “Transformação Digital na Nuvem para o Setor Público”, “Cases de Sucesso – Soluções Tecnológicas de Mobilidade e “Governo Digital e a Conformidade Legal”.

Entre os objetivos da ABEP está o de promover a cooperação entre as suas associadas e participar efetivamente na formulação de políticas públicas de TIC, nas diversas esferas governamentais, visando ao fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania.

Categorias: Notícias

PARCERIA E NOVOS PROJETOS

qui, 31/01/2019 - 10:12
31/01/2019 - 10:15

 

Presidente da Prodepa Marcos Brandão esteve ontem em reunião com o Exército e a Sociedade dos amigos do Exercito, alinhando parcerias e novos projetos. Estiveram presentes o Tenente-Coronel Fraide e equipe e o Presidente da SOAMEX, Marcos Aurelio Lopes Oliveira.

 

Tags: Prodepa Exército SOAMEX
Categorias: Notícias

Visita Diretoria da Prodepa ao Data Center do TJE

ter, 29/01/2019 - 15:02
29/01/2019 - 15:00  A Diretoria da Prodepa visitou o  moderno Data Center do Tribunal de Justiça do Estado .     O Presidente da Prodepa Marcos Brandão e seus diretores estiveram hoje visitando as modernas e seguras instalações do Data Center do TJE. Na ocasião foi recepcionado pelo Secretário de Informática, Diego Pinheiro e pelo assessor e analista de sistemas Mário Tavares que fez apresentação minuciosa de todo o projeto e das instalações.   O Data Center implantado em agosto de 2018, apresenta padrão equiparado ao nível Tier III , pela alta disponibilidade asseguradas pelos sub-sistemas de fornecimento de energia, controle de temperatura e umidade das máquinas, acesso seguro às instalações, arquitetura N + 1 em hardware e energia (sistemas redundantes), e altíssimo nível de segurança contra incêndios, alagamentos, fumaças, altas temperaturas.
Categorias: Notícias

Nova Diretoria

ter, 22/01/2019 - 19:05
22/01/2019 - 18:45

Nesta terça-feira, dia 22, duas novas Diretorias foram empossadas na Prodepa: para a Diretoria de Projetos Especiais, foi nomeado Luiz Carlos Henderson Guedes de Oliveira e para exercer o cargo de Diretor de Desenvolvimento de Sistemas, Gustavo Bezerra da Costa.

Tags: prodepa
Categorias: Notícias

Gestão da Prodepa recebe novos membros

seg, 21/01/2019 - 18:28
21/01/2019 - 18:15

Hoje foram apresentados à Empresa novos membros. Assumiram, o Diretor de Tecnologia e Comunicação, Fernando José Folha do Vale Júnior e o Chefe de Gabinete, Harry Bennarouch Mauad.

Tags: Prodepa TIC
Categorias: Notícias

Projeto ISOLUX

qui, 17/01/2019 - 17:05
17/01/2019 - 16:30

Parceria Governo x Linhas de Transmissão do Xingu e do Amapá

O Governo do Estado assinou em 2010 o Termo de Cooperação Técnica com as empresas Linhas Transmissoras de Energia de Xingu e as Linhas Transmissoras de Macapá para compartilhamento da fibra óptica lançada nos linhões de energia elétrica. Em 2017, por meio do termo aditivo ao TCT, o Estado garantiu o aporte de recursos para a iluminação da fibra óptica cedida ao Pará. As empresas de transmissão de energia elétrica do Pará ficaram responsáveis ainda pela construção das aproximações necessárias ao atendimento dos pontos de interesse do Governo, contemplando as cidades de Tucuruí, Pacajá e Vitória do Xingu, bem como Oriximiná, Almeirim e Monte Dourado, tornando o sonho de levar Internet firme à chamada Calha Norte mais perto da realidade.

 

Parceria Governo, Exército e Prodap juntos no backbone da Amazônia Oriental

Em dezembro de 2017, o Comando Militar do Norte (CMN) do Exército Brasileiro assinou um termo de cooperação técnica com o Governo do Estado do Pará, via Sectet, Prodepa e o Centro de Gestão de Tecnologia da Informação do Amapá (Prodap) para viabilização do projeto "Backbone Amazônia Oriental", que visa o compartilhamento das fibras ópticas das linhas transmissoras de energia de Xingu e de Macapá, aumentando a capacidade do sistema DWDM de forma a ser utilizado pelos governos do Estado do Pará, do Amapá e pelo Exército. Além da expansão da rede pelo Pará, para a Prodap,  o acordo vai significar a chegada de Internet firme para suas unidades em Macapá.

Tags: Parceria Amapá Prodap Exército Governo do Estado
Categorias: Notícias

A Prodepa no dia de hoje recebe seu 14° Gestor Institucional e o seu 10° Presidente.

ter, 15/01/2019 - 14:46
15/01/2019 - 14:45

 

Marcos Antônio Brandão da Costa, engenheiro eletricista graduado pela Universidade Federal do Pará com Mestrado em engenharia eletrônica e computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1980), tem expertise nas áreas de conhecimento da Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações e Designs de Produtos. Assumiu diversos cargos de gestão durante os últimos anos, dentre os quais na extinta Telepará e na própria Prodepa, quando em 1991 foi nomeado Diretor de Tecnologia e posteriormente, Presidente.

Em 1992 assumiu a presidência da Prodepa e inovou quando implantou a comunicação de dados via satélite no Estado do Pará, interligando pela primeira vez, um posto de fiscalização de fronteiras, o Itinga, ao órgão central da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) localizado em Belém. Empreendeu mudanças internas na Prodepa e modernizou o Data Center, com a implantação de novos computadores e de um moderno parque de impressão.

Nesta gestão, Marcos Brandão olha para o futuro e almeja avançar com a Rede de Comunicação Estadual para que chegue aos 144 municípios paraenses, promovendo a inclusão digital e cidadania para todo o Estado do Pará. Também vê como prioritários os Sistemas de Informação para a administração pública, a fim de que o cidadão possa usufruir dos serviços públicos de forma moderna, rápida e eficiente.

  Tags: Prodepa TIC
Categorias: Notícias

Aniversário da Cidade de Belém

sex, 11/01/2019 - 17:50
11/01/2019 - 17:45Tags: Belém Prodepa
Categorias: Notícias

Páginas