• White/Preto
  • Padrão

Current Style: Padrão

Governo do Estado do Pará

Você está aqui:
Subscrever feed Prodepa
Atualizado: 2 horas 47 minutos atrás

Prodepa fornece internet gratuita em eventos presidenciais em Belém

sex, 14/06/2019 - 17:00
14/06/2019 - 15:30

 

O governo do Estado do Pará, através da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), ofereceu ontem (13)  internet gratuita e de alta velocidade através da rede estadual de comunicação de dados, à comitiva presidencial que esteve participando de dois eventos na cidade.

À tarde, na entrega do residencial Quinta dos Paricás, em Outeiro, a internet foi fornecida para a comitiva presidencial e convidados que estiveram no palanque participando da inauguração da obra e da entrega das chaves de alguns apartamentos a moradores. O empreendimento é do programa  Minha Casa, Minha Vida e foi viabilizado com recursos municipais e federais.

À noite a banda larga foi disponibilizada a todos os participantes da solenidade pelos 108 anos de fundação da Assembleia de Deus no Pará, marco inicial da Igreja no Brasil, realizada no grande Centenário Centro de Convenções, em Belém, na rodovia Augusto Montenegro.

Além do governador Helder Barbalho, do vice-governador Lúcio Vale e do presidente Jair Bolsonaro; vieram a Belém o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto;  o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; o senador Zequina Marinho, além de vários deputados federais da bancada paraense.

 

Categorias: Notícias

Prodepa e Faepa em parceria para levar cidadania ao setor produtivo

seg, 10/06/2019 - 13:51
10/06/2019 - 13:45

 

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA), usando as infovias de alta velocidade da PRODEPA realizou um conjunto de ações para garantir a sustentabilidade da atividade produtiva paraense nos municípios de Bragança (6 e 7/06) e Ananindeua (8/06), em parceria com FIEPA, SESI, SENAI, SENAR, Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, EMATER, entre outros órgãos estaduais.

Na programação, ocorreram cursos, palestras e oficinas ofertados à população. Também houve prestação de serviços de emissão de documentos (RG, CPF, certidão de nascimento, etc.) e de informação sobre ações voltadas ao produtor rural (Credcidadão e Banpará).

 

Categorias: Notícias

Prodepa comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com palestra e lançamento de cartilha

qua, 05/06/2019 - 15:52
05/06/2019 - 15:45

 

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente a Prodepa realizou na manhã desta quarta-feira (5), no auditório da empresa, uma programação especial para colaboradores e terceirizados. A comemoração, que contou com apresentação de um vídeo comemorativo, palestra e lançamento de cartilha; faz parte de uma política institucional de preservação e defesa do meio ambiente promovida pela empresa.

Para falar sobre a importância da participação da gestão pública nas ações ambientais, a engenheira ambiental Evellyn Kran fez uma palestra com o tema “Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P)” com base no programa criado pelo Ministério do Meio Ambiente, que completa 20 anos em 2019.

O Programa A3P tem como objetivo promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. Nessa política as instituições e seus funcionários são incentivados a praticar ações sustentáveis no ambiente de trabalho.

Essa parceria de todos é o que garante o sucesso do programa. É o que explica Evellyn Kran “É importante que os servidores entendam como se inserir no contexto de busca de uma responsabilidade socioambiental. Não adianta ser uma iniciativa limitada a ação dos gestores ou representantes dos órgãos. É preciso envolver todos nessa cultura de consciência ambiental”.

A administração pública, segundo ela, tem um papel fundamental em pensar, criar e executar ações para satisfazer as necessidades da sociedade e na gestão do interesse público coletivo. “No que diz respeito ao meio ambiente ele precisa ser o responsável também pelo exemplo de boas práticas para preservação da natureza”

Para o colaborador Marcelo Branches, técnico em segurança do trabalho e responsável pelo Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho da Prodepa (SESMT), o debate sobre a questão ambiental ainda é muito utópico e precisa de mais empenho de todos para chegar a resultados práticos. “Muito se fala sobre consciência ambiental em todos os lugares mas, infelizmente, ainda se pratica muito pouco. Então toda essa iniciativa de discutir e conscientizar é relevante para que a prática seja aperfeiçoada”.

Além da palestra, o evento contou com o lançamento de um video comemorativo do Dia do Meio Ambiente e da 6ª edição da Cartilha de Educação Ambiental da Prodepa com o tema “Descobrindo os Animais Vertebrados”. A cartilha será publicada e estará disponível para download no site da Prodepa.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de Junho, foi instituído em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na Suécia. O intuito era conscientizar a sociedade sobre os problemas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais.

 

Categorias: Notícias

Prodepa e Serpro estreitam relação para futuras parcerias

ter, 04/06/2019 - 16:38
04/06/2019 - 16:30

 

O presidente Marcos Brandão e os diretores Arthur Cassiano e Luiz Guedes das Diretorias de Relações Institucionais (DRI) e de Desenvolvimento (DDS) receberam na manhã de hoje na empresa Mauro Brito da Diretoria Regional do Serviço de Processamentos de Dados (Serpro).

O objetivo da reunião foi aproximar a equipes dos dois órgãos para a concretização de parcerias na área da Tecnologia da Informação (TI).

 

Categorias: Notícias

Prodepa transmite, com qualidade digital, Copa América de Basquete

seg, 03/06/2019 - 16:22
03/06/2019 - 16:15

 

Acompanhe no link abaixo, com qualidade digital, a transmissão, AO VIVO, dos jogos da Copa América Sub-16 de Basquete Masculino 2019, que iniciou hoje e vai até o dia 9 na Arena Guilherme Paraense, em Belém. Neste momento jogam Canadá e Uruguay.
A transmissão, via streaming,é feita pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), em parceria com a Funtelpa e a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel).
Além do link digital, a Prodepa está apoiando o Comitê de Organização do torneio com equipamentos de informática.
Às 20h30 de hoje jogam Brasil x Porto Rico.

https://www.youtube.com/watch?v=-MPLkZ8tYX8

 

Categorias: Notícias

Prodepa promove palestra sobre o novo Data Center do Governo do Pará

seg, 03/06/2019 - 14:33
03/06/2019 - 14:00

 

A criação de um novo Data Center do Governo do Estado do Pará foi o foco principal de uma palestra realizada a manhã desta segunda-feira (3), no auditório da Prodepa. Estiveram presentes funcionários da empresa e convidados de órgãos do Estado como Detran, Secretaria da Fazenda (Sefa) e outros que fazem uso do atual serviço de Data Center.

O presidente da Prodepa, Marcos Brandão da Costa, explicou que o objetivo do encontro foi abrir a discussão com todos os órgãos de governo interessados, para debater e tirar dúvidas sobre as necessidades atuais e futuras para a construção de um novo Data Center para atender as demandas do Estado.

"Estamos a algum tempo com as equipes da nossa área técnica, tanto da Diretoria de Projetos Especiais-DPE; quanto a da Tecnologia e Comunicação - DTC, estudando soluções, como a que está sendo apresentada a todos agora" informou Brandão.

A apresentação de hoje foi de uma empresa de soluções de infraestrutura digital, especializada em planejamento e execução de projetos de Data Center, com ampla experiência no mercado. Dentre as experiências anteriores apresentadas estão serviços prestados para a Prodesp, Prodest, Prodemge e o mais próximo do projeto apresentado para a Prodepa está o case implementado na Celepar.

A empresa se baseou nas informações e demandas apresentadas pela Prodepa para formular o projeto inicial apresentado hoje. Dentre os aspectos principais levados em consideração está o que há de melhor no mercado em termos de tecnologia para garantia de segurança, energia, monitoramento, conectividade e alta disponibilidade do Data Center, visando obter a certificação TIER III junto ao Uptime Institute.

 

Certificação

 

A Certificação TIER é uma certificação usada para mensurar o nível da infraestrutura de um local destinado ao funcionamento de um Centro de Processamento de Dados (CPD). O Uptime Institute Professional Services é o único fornecedor de consulta e Certificações para o Sistema de Classificação TIER.

As classificações TIER foram criadas para descrever, de modo consistente, o nível de exigência requerida de infraestrutura local destinada a manter as operações de um centro de processamento dados (CPD).

Felipe Ramires, um dos responsáveis pelo projeto e apresentação detalhou as premissas adotadas na concepção do projeto prevendo a viabilidade técnica e financeira para execução visando baixo custo e alta qualidade, bem como a garantia de receber as certificações existentes na área para validação das normas técnicas de segurança e desempenho aplicadas no projeto.

"Nosso objetivo foi demonstrar que o Data Center é o ambiente além de processamento. É um ambiente que precisa de segurança e precisa estar disponível, ter uma alta capilaridade de redes e tudo isso monitorado e com a sua devida segurança" afirma Felipe.

Um dos representantes da Secretária da Fazenda (Sefa), Wagner Capelli, afirmou que a palestra foi muito importante para toda a máquina pública do Estado. “A modernização do Data Center é estratégica porque converge as ações das secretarias de estado, visando a integração da tecnologia, tanto pela economia quanto pela gestão das ações de estado para atender os contribuintes e a sociedade com a modernização dos serviços e da transparência da informação pública” disse Wagner.

 

Categorias: Notícias

Prodepa transmite Copa América de Basquete 2019, em Belém, pela Internet

sex, 31/05/2019 - 20:06
31/05/2019 - 20:00

 

Prodepa realizou na noite de hoje testes para a transmissão digital por internet, via streaming, da Copa América de Basquete sub16, em parceria com Funtelpa e Secretaria de Esporte e Lazer (Seel).
Além do link digital, a Prodepa está apoiando o Comitê de Organização do torneio com equipamentos de informatica.

O torneio inicia na próxima segunda-feira (3) e encerra no domingo (9), na Arena Guilherme Paraense, em Belém. Além da seleção, jogam Argentina, Canadá, México, Estados Unidos, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. A disputa dá quatro vagas na Copa do Mundo sub-17, em 2020.

 A Copa América Sub-16 é um dos eventos mais emocionantes da nossa região, já que destaca as futuras estrelas do nosso esporte e serve como uma plataforma importante para o seu processo de desenvolvimento.

 

Categorias: Notícias

Prodepa e SEPLAN debatem criação e modernização de infovias no Pará com recursos de empréstimo da CAF feito pelo Estado.

qui, 30/05/2019 - 16:09
30/05/2019 - 16:15

 

            O governo do Estado do Pará assinou junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), instituição financeira com sede em Caracas (Venezuela) empréstimo na ordem de US$ 50 milhões. Os recursos serão empregados no Programa Municípios Sustentáveis, que se destina a melhorar o saneamento básico, o desenvolvimento urbano e a infraestrutura de comunicação e de mobilidade urbana dos municípios paraenses.

            Para a Prodepa serão destinados US$ 11 milhões (ou R$ 40 milhões) para serem investidos no período de 3 anos para a construção de 13 infovias e a realização de upgrade em 14 outras, abrangendo vários municípios paraenses.

A secretária adjunta da Secretaria de Estado de Planejamento, Renata Mirella Freitas Guimarães de Souza Coelho, esteve na Prodepa hoje pela manhã com sua equipe reunindo com o presidente Marcos Brandão para alinhar os principais pontos no que se refere à tecnologia da comunicação que consta do projeto.

A CAF é uma instituição financeira multilateral criada com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração regional, prestando serviços bancários a clientes tanto do sector público como do setor privado dos países membros, mediante mobilização de recursos financeiros dos mercados internacionais para a América Latina.

 

Categorias: Notícias

Prodepa e AGE estudam parceria para compartilhar dados

qui, 23/05/2019 - 15:28
23/05/2019 - 15:15

 

Melhorar a transparência das ações públicas foi o objetivo da reunião entre o auditor-geral do estado Giussepp Mendes e a equipe da Prodepa na tarde da última quarta-feira (22), em Belém. O encontro foi o primeiro passo para a parceria que pretende viabilizar o desenvolvimento de ferramentas que otimizem o funcionamento da máquina pública. 

A partir dos  dados produzidos pelas secretarias estaduais, a Prodepa fará um panorama das ações executadas pela administração. Com o auxílio  do programa Business Intelligence (BI), já implementado e que agora vem sendo atualizado, as informações organizadas e  compartilhadas darão suporte aos órgãos, favorecendo a  tomada de decisões e o monitoramento dos resultados.

"O BI  é um instrumento importante para os gestores. É uma ferramenta muito utilizada por empresas públicas e privadas, que buscam excelência em seus negócios", disse  o Diretor de Desenvolvimento da Prodepa, Gustavo Costa, que participu da reunião juntamente com o Diretor de Relações Institucionais da Prodepa, Arthur Cassiano; e com o analista de sistemas Clóvis Machado.

A Auditoria Geral do Estado participa da parceria não apenas como fornecedora de informação, mas também como consumidora desses dados imprescindíveis para o andamento dos processos de investigação preliminar instaurados pelo órgão. "A parceria com a Prodepa vai garantir mais efetividade nas análises. Como órgão fiscalizador, teremos muito mais condições de acompanhar onde e como os recursos públicos estão sendo aplicados, já que o BI garante um raio x de todas as ações executadas pela administração", ressaltou o auditor-geral Giussepp Mendes. 

A reunião  também contou com a participação da gerência de Transparência da AGE. Outros encontros para o detalhamento da parceria serão agendados.

 

Categorias: Notícias

Projeto ISOLUX: Prodepa participa de projeto que interligará PA e AP através de fibra óptica

qui, 16/05/2019 - 10:42
16/05/2019 - 10:45

 

Representantes da Prodepa, Prodap e do Exército Brasileiro se reuniram para alinhar informações sobre o andamento do projeto que interligará Pará e Amapá por meio de fibra ótica.

 

Prodepa, 41º Centro de Telemática (41º CT) do Exército Brasileiro, o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação do Amapá (Prodap), a Isolux Energia e Participações e a empresa AGORA Telecom reuniram na tarde da última terça-feira (14), para tratar da implantação do Projeto Isolux.

O projeto prevê a implantação de uma rede de comunicação de dados segura e de alta capacidade, por meio de infraestrutura tecnológica de fibra ótica, interligando os estados do Pará e Amapá, através do compartilhamento de estruturas novas ou já instaladas, próprias de cada uma das instituições envolvidas, incluindo serviços em rede de internet banda larga.

O novo encontro ocorreu após a finalização do processo de licitação para compra de equipamentos por parte do Exéricito Brasileiro, da qual a fabricante Huawei (representada na pela AGORA Telecom) foi vencedora. Na oportunidade cada entidade informou sobre o andamento das ações que lhe cabem nos Acordos de Cooperação Técnica para execução do projeto que deve beneficiar as partes envolvidas.

“O projeto vai permitir interligar, inicialmente, os municípios da Calha Norte à rede de coorporativa de dados do Estado. Nesta primeira fase, o Projeto Isolux/Calha Norte deve beneficiar os municípios de Tucuruí, Pacajá, Anapu, Vitória do Xingu, Almerim, Monte Dourado, Alenquer (Vila Camburão) e Oriximiná a partir do uso dos cabos de fibra ótica (iluminação) presentes nos linhões de transmissão de energia da Isolux”, destaca o presidente da Prodepa, Marcos Brandão.

Com o uso dos cabos será possível ampliar o alcance dos sistemas e serviços do Governo do Estado, interligando escolas, hospitais e outras instituições públicas, a fim de criar novas cidades digitais do Programa Navegapará, como explica a Analista da Diretoria de Projetos Especiais, Leila Daher, que esteve presente na reunião.

“O nosso interesse é chegar a esses lugares de difícil acesso, levar internet de alta qualidade para todos os órgãos do governo do estado nesses municípios, principalmente atender ao governo do estado, porque assim a gente vai estar atendendo ao cidadão. Vamos levar todos os serviços do governo, que dependem de internet, para o cidadão que é o nosso objetivo final”, explicou Leila.

Já o 41º Centro de Telemática (41º CT) pretende reduzir a dependência do Exército do serviço de provedores de comunicações corporativas, bem como melhorar o gerenciamento de sistemas de defesa que dependem do meio cientifico-tecnológico nessa região.

O Estado do Amapá, por meio da Prodap, com o projeto ampliará a rede de dados do Estado do Amapá, levando serviços para a populacão. A Isolux entra como parceira cedendo sua rede em troca de beneficios fiscais..

 

Categorias: Notícias

Prodepa e TJ-PA: parceria moderniza comunicação do judiciário paraense

qua, 15/05/2019 - 11:54
15/05/2019 - 11:45

 

A Prodepa e o Tribunal de Justiça do Estado (J-PA) estão ajustando uma grande parceria para ampliar e modernizar a área de comunicação do Tribunal.

Em abril passado o presidente Marcos Brandão e os diretores Fernando Folha (Tecnologia e Comunicação) e Gustavo Costa (desenvolvimento de Sistemas) estiveram visitando o Datacenter do órgão.

Em seguida receberam na empresa a visita de Diego Leitão, secretário de Tecnologia do Tribunal, que solicitou à Prodepa a realização de um estudo de viabilidade técnica para que o TJ possa efetivamente implementar sistemas automatizados nas inúmeras comarcas espalhadas pelo interior

O objetivo é melhorar ainda mais a comunicação com os servidores e os jurisdicionados.

 

Categorias: Notícias

Missa e Bingo marcam a homenagem às mães na Prodepa

sex, 10/05/2019 - 12:07
10/05/2019 - 12:00

 

Para celebrar o Dia das Mães e homenagear as mamães colaboradoras, a Prodepa em parceria com a Associação dos Funcionários e Ex-funcionários da Prodepa (AFCPD) realizou na manhã desta sexta-feira uma programação especial com missa e bingo no auditório da empresa. A missa foi conduzida pelo Padre Jorge Costa Barata, pároco da igreja Rainha da Paz, do Bengui, que abençoou mães e filhos.

Após a missa, momentos de alegria e descontração envolveram todas as mães com bingo e sorteio de prêmios especiais. Toda a ação faz parte de uma política de valorização e reconhecimento da importância dos profissionais da empresa.

Há 35 anos na Prodepa, a colaboradora Iraneide Camargo, da Divisão de Infraestrutura de Aplicação, agradeceu a iniciativa. “Gostei muito da parceria, acho que tem que ser assim mesmo porque isso valoriza o funcionário e deve continuar. A mensagem que eu deixo para as mães da Prodepa, na qual eu me incluo, é que nós tenhamos em primeiro lugar amor a nós mesmas, porque quando a gente se ama a gente vai ser uma mãe melhor”, frisou.

 

Categorias: Notícias

Estudantes EETEPA de Vigia de Nazaré visitam a Prodepa

sex, 10/05/2019 - 09:34
10/05/2019 - 09:15

 

A Prodepa recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), a visita dos estudantes do curso técnico de informática da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) de Vigia de Nazaré, município da região nordeste do Estado.

A visita faz parte do projeto “Programa de Visitas Monitoradas”, iniciativa que tem como objetivo promover o intercâmbio de informações e a troca de experiências e ideias entre visitantes e os profissionais experientes da empresa. Responsável por receber os visitantes, Ruy Carvalho, da Gerência de Pessoas, explica como a ideia contribuir para a formação dos estudantes. “Esse projeto de trazer visitas técnicas já tem bastante tempo, cerca de cinco anos que a gente faz e é fantástico, os alunos conhecem o que é uma empresa de tecnologia, eu acho que estimula os alunos estudarem, a verem o quanto isso é legal, entender como isso funciona e o quanto é bom trabalhar nessa área.”

Um dos responsáveis por trazer os alunos de Vigia para a visita, o professor Denison Costa, falou sobre a importância desses momentos extra classe para os alunos.  “A gente tenta despertar o lado protagonista do aluno. Eles visitando uma empresa da grandiosidade que a Prodepa é incentiva eles quererem aprender mais, serem inovadores e despertar ainda mais o interesse no curso”, afirmou.

Com 65 anos de atuação a Prodepa acompanhou os avanços da tecnologia desde a década de 50 até os dias atuais. Toda essa história é contada nessas visitas monitoradas gratuitas para os interessadas em conhecer o dia-a-dia da empresa. O passeio é rico em informações e proporciona ao visitante uma visão geral sobre os produtos e serviços da Prodepa ao Estado e ao cidadão paraense. “Eu acho que o projeto maior é trazer pra eles a realidade do que é trabalhar com tecnologia da informação, mostrar que a Prodepa é uma referência na área e que é fundamental que eles absorvam o que a Prodepa faz também pro Estado.” complementa Ruy Carvalho.

A aluna do primeiro ano, Helen Ferreira comentou sobre a experiência da visita. “É a primeira vez que eu participo de uma visita. Estou achando muito legal, é bom saber as coisas de antes, nunca tinha visto uma máquina dessas muito antiga, computadores antigos, gostei muito. Aprendi muita coisa e vou levar muito conhecimento”, disse.

Voltada especialmente a estudantes e pesquisadores da área de TI, a Visita Monitorada também é uma oportunidade de conhecer a área verde da empresa, que se espalha por mais de 90 mil metros quadrados de flora e fauna.

As instituições interessadas em participar do Programa de Visitas Monitoradas devem solicitar agendamento enviando ofício, e-mail ou fac-símile para a Presidência da Prodepa (gabinete@prodepa.pa.gov.br), com pelo menos 10 dias de antecedência.

As visitas monitoradas são realizadas preferencialmente às quartas-feiras. 

Categorias: Notícias

Prodepa promove palestra sobre prevenção do câncer de mama e outras doenças

qua, 08/05/2019 - 16:47
08/05/2019 - 16:45

 

A Prodepa realizou na manhã desta quarta-feira no auditório da empresa a palestra “Prevenção do Câncer de Mama - Mastologia e Incentivo à Amamentação” com a mastologista e professora Débora Queiroz, no auditório da empresa.

A programação é uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), vinculada ao Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT) da Prodepa, e contou com a participação das colaboradoras e colaboradores da empresa que tiveram a oportunidade de saber mais sobre cuidados com a saúde para prevenção do câncer de mama, colo e da osteoporose.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, representando quase 25% de todos os casos de câncer. No Brasil, esse percentual é de 29%. O câncer de mama resulta do crescimento desordenado de células com potencial invasivo, que se dá a partir de alterações genéticas, hereditárias ou adquiridas.

A mastologista Débora Queiroz explicou a importância do conhecimento e da informação para a promoção da saúde, por meio da prevenção. “Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividades físicas, alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar, que é a prevenção primária”. explicou.

Além disso, ela afirma que a partir dos 40 anos é importante fazer exames regularmente. “Não esquecer de fazer o autoexame pelo menos uma vez ao mês e a mamografia uma vez ao ano, que é a prevenção secundária” completou. 

A colaboradora Ana Cláudia Vieira, do setor de Microfilmagem, reconheceu a importância do incentivo ao autocuidado. “Foi muito importante essa palestra, principalmente para nós mulheres, que muitas vezes estamos trabalhando tanto e esquecemos da nossa própria saúde. Então isso vem dar um incentivo prá gente reconhecer que precisamos nos cuidar, principalmente previnir, tudo aquilo que venha nos deixar doentes” afirmou.

Lea Vânia Macedo, da CIPA, falou sobre o objetivo da ação. “Mostrar um assunto que a gente sabe, convive diariamente mas que a gente acaba relaxando com a gente mesmo na nossa saúde. Então a palestra é para servir de alerta para que as pessoas procurem fazer a prevenção que é muito importante.

Ao final a doutora Débora, agradeceu o convite e parabenizou a empresa pela iniciativa. “Parabenizo a Prodepa porque esse trabalho de conscientização é importantíssimo. A mulher que sabe da importância de um exame, ela vai pensar duas vezes antes de deixar de fazer sabendo da importância daquilo para promover a sua saúde. Essa iniciativa deveria servir de exemplo para todas as empresas”.

 

Categorias: Notícias

Diretores da PRODEPA conhecem infraestrutura tecnológica da PRODAM

sex, 03/05/2019 - 16:26
03/05/2019 - 16:15

 

A Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM) recebeu a visita dos diretores da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (PRODEPA), no dia 30 de abril. Na ocasião, o diretor técnico Fernando Folha e o diretor de sistemas Gustavo Costa conheceram o projeto de hiperconvergência, que vem sendo implantado na Empresa.

Eles foram recebidos pelo diretor-presidente João Guilherme, pelo diretor técnico Heleno Ferreira, pelo gerente de Serviços e Infraestrutura de TIC, Emerson Silva e pelo gerente do projeto do Rehosting, Alan Laranjeira. Além do interesse no projeto de hiperconvergência, os diretores da Prodepa fizeram questão de conhecer a estratégia que a Prodam está adotando para trabalhar o seu portfólio de produtos e serviços, fidelizar e aumentar a cartela de clientes.

De acordo com o Alan Laranjeira, os diretores da Prodepa tiveram acesso a todas as informações sobre o projeto Rehosting. “Compartilhamos as experiências que tivemos em todas as fases do projeto. Desde o início, quando fizemos os estudos para escolher a alternativa mais viável, até o processo de implantação. Falamos também sobre como a adoção da hiperconvergência expande as possibilidades de atuação da Prodam no mercado de tecnologia”, relatou.

Para o diretor técnico da Prodepa a visita foi bem vantajosa. “Com certeza levaremos mais conhecimento para a Prodepa. Nós estamos planejando a instalação de um novo DataCenter na Prodepa, então com a visita conseguimos visualizar melhor o que tem sido feito na PRODAM tanto em relação à infraestrutura tecnológica, como na implantação e gestão do Nutanix”, comentou Fernando Folha.

 Sobre o Rehosting- O projeto tem como objetivo modernizar o parque tecnológico da PRODAM por meio da adoção de uma nova infraestrutura de T.I, proporcionando o aumento de desempenho no processamento das soluções hospedadas no ambiente da PRODAM. Em dezembro, as aplicações de educação foram migradas para a plataforma hiperconvergente e a previsão é que até agosto deste ano as aplicações de folha de pagamento e trânsito passem a operar na nova plataforma, também chamada de Nutanix. (Com informações do site da PRODAM)

 

Categorias: Notícias

Prodepa e Emater retomam Feira Agroecológica

sex, 03/05/2019 - 15:06
03/05/2019 - 15:00

 

A Prodepa e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) retomaram, na manhã desta sexta-feira (3), a parceria para realizar a tradicional Feira Agroecológica da Prodepa, na área verde próxima ao restaurante da empresa.

 A feira , que teve a primeira edição realizada em 2016, é feita por agricultores familiares assistidos pela Emater, vindos de vários municípios do Estado.

Com 11 expositores, em sua 12ª edição, a feira contou com diversos produtos como frutas, hortaliças, queijo, goma, farinha, peixes e mariscos, além de produtos naturais e fitoterápicos como sabonetes, cremes, shampoos e óleos.

 A iniciativa é mais uma oportunidade para ampliar os canais de comercialização dos produtores, e também para permitir o acesso aos produtos saudáveis da agricultura familiar para os colaboradores da Prodepa.

 

Categorias: Notícias

Colaboradores da Prodepa participam de curso de E-Social

sex, 03/05/2019 - 12:09
03/05/2019 - 12:15

 

A Prodepa realizou entre os dias 30 de Abril e 02 de Maio, no Centro de Treinamento e Capacitação (CTC), o Curso de e-Social com o especialista Fernando Sampaio, contador e professor freelancer.

A formação, solicitada pela Gerência de Pessoas, foi ministrada para colaboradores da Diretoria Administrativa e Fincanceira e faz parte da política institucional de capacitação continuada da empresa, que tem por objetivo contribuir com o aprimoramento na realização das atividades do dia a dia na empresa e a qualificação profissional.

No curso, técnicos, assessores, gerentes e diretor puderam conhecer o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o “e-Social”, voltado para transmissão de informações trabalhistas e previdenciárias, por parte das empresas e trabalhadores, ao governo federal.

A ferramenta, que terá uso obrigatório a partir de 2020, permite a transmissão eletrônica de dados relativos aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

O uso do e-Social simplificará a prestação das informações e substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente do governo, reduzindo custos e tempo da área contábil das empresas, diminuindo a burocracia.

 
Categorias: Notícias

Presidente da Prodepa agora é “Amigo da Polícia”

qui, 25/04/2019 - 14:28
25/04/2019 - 14:30

 

Marcos Brandão da Costa, presidente da Prodepa, foi homenageado pela Polícia Civil do Pará com o “Diploma Amigo da Polícia”. A corporação completou 143 anos de existência em 21 de abril. Para marcar a data foi realizada ontem (24), às 17h, na sede do Polo Joalheiro – São José Liberto, em Belém, a cerimônia de homenagens a autoridades públicas, profissionais liberais e policiais civis que se destacaram em suas atividades, contribuindo para o engrandecimento da instituição policial e da sociedade paraense. Na ocasião o assessor jurídico Victor Rafael Santos Moraes recebeu a honraria das mãos do vice-governador Lúcio Vale em nome do presidente da Prodepa, que se encontra num evento na cidade de Vitória (ES), em agenda de trabalho.

 

 
Categorias: Notícias

Prodepa e UEPA discutem aumento de banda larga para otimizar serviços

seg, 22/04/2019 - 14:03
22/04/2019 - 14:00

 

O presidente Marcos Brandão reuniu na manhã de hoje com Rubens Cardoso, reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA); e com o Diretor de Serviços da instituição, Ítalo Flexa, para tratar do aumento de banda larga para a universidade.

O objetivo de melhorar a comunicação de dados da instituição, otimizando a qualidade dos serviços das unidades da universidade pelo interior do Estado. Arthur Cassiano, Diretor de Relações Institucionais da Prodepa também participou da reunião.

 

Categorias: Notícias

Aplicativo “NavegaAqui” economiza tempo e facilita vida de usuários de embarcações

ter, 16/04/2019 - 17:50
16/04/2019 - 17:45

 

O governo do Estado, através da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) lança, na próxima quarta-feira (17), o aplicativo “NavegaAqui" para os usuários das embarcações que fazem a travessia entre os portos de Belém e Barcarena. O programa, já disponível para Android e até a próxima sexta-feira (19) para iOS, vai auxiliar com informações a quem precisa e depende do serviço de balsas e lanchas para se deslocar entre a capital e os municípios da região afetada após queda da terceira ponte da Alça Viária, no Rio Moju ocorrida na madrugada do último dia 6.

O aplicativo, produzido com informações da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon), é mais uma das ações do governo do Estado, na força tarefa iniciada desde o dia do acidente, que tem como objetivo diminuir os impactos causados pela interrupção do tráfego na Alça Viária. Com o app, os usuários do serviço poderão saber quais portos estão em funcionamento, as embarcações, dias e horários que estarão disponíveis para fazer a travessia, evitando transtornos e diminuindo o tempo de espera.

O gerente de Divisão de Ferramentas de Apoio da Prodepa, Flávio Alves, explica que a iniciativa de criar a aplicação foi do próprio governador Helder Barbalho. “Já tínhamos em operação uma solução chamada ‘Navegando’, mas de uso fechado para empresas de navegação, que serve para monitoramento de embarcações, que foi apresentada ao governador para exemplificar o funcionamento do "NavegaAqui", conta Flávio.

Gustavo Costa, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, diz que a ideia foi se aprimorando até chegar ao novo app. “Casamos a ideia do Navegando com o monitoramento das balsas, surgindo um aplicativo muito útil para o cidadão, que poderá acompanhar em tempo real todas as embarcações com viagem em andamento, bem como a sua geolocalização no mapa”, detalha.

O app também proporcionará o acompanhamento do trajeto, os horários de partida e sua previsão de chegada (de forma visual), permitindo o passageiro saber se vai conseguir chegar a tempo de para pegar a próxima balsa.

Um dos desenvolvedores do aplicativo, Luiz Guilherme Cruz, ressalta a facilidade para ter acesso ao aplicativo. “É leve, funcional e não precisa de cadastro. Basta acessar a loja virtual no celular, baixar e começar a usar”, informa. Hitoshi Yanaguibashi, também desenvolvedor, diz que o app, que é acessível tanto para passageiros, como para motoristas e transportadores de cargas. “Na página inicial existe um mapa onde visualizamos tanto as embarcações que estão circulando quanto os portos. Se o usuário clicar em uma dessas embarcações terá o detalhamento de qual empresa está operando, qual rota está seguindo, de qual porto saiu e para qual está indo, qual o tipo de embarcação, e também se ela transporta carros e caminhões ou apenas pessoas”, explicou. 

Para baixar o aplicativo, basta acessar a loja virtual do seu celular (Google Play já disponível e Apple Store até a próxima sexta-feira) e pesquisar “NavegaAqui”. A aplicação possui 7MB e é gratuita.

Arcon informa horários e empresas que fazem viagens para Barcarena  

Desde a última segunda-feira (15), a travessia de balsas Belém-Barcarena acontece em três portos da capital: Henvil e Celte, localizados na Avenida Bernardo Sayão e no Porto de Icoaraci, (preferencialmente de veículos pesados).

Nos portos localizados no bairro do Guamá (Henvil e Celte), as balsas saem de hora em hora durante 24hs por dia. Já no Porto de Icoaraci, as saídas são pela manhã e tarde nos seguintes horários: 9h, 11h, 13h,15h.  E de Barcarena com destino a Belém, saindo às  7h, 9h e 11h.   

Por Luiz Flávio

 

Categorias: Notícias

Páginas