• White/Preto
  • Padrão

Current Style: Padrão

Governo do Estado do Pará

Você está aqui:
Subscrever feed Prodepa
Atualizado: 3 horas 55 segundos atrás

Prodepa realiza 16º Natal Solidário para crianças da Escola Ayrton Senna.

sex, 13/12/2019 - 11:44
13/12/2019 - 11:45

 

Mais de 100 crianças de 4 a 6 anos da educação infantil da Escola Ayrton Senna, localizada na comunidade Tocantins, próxima a Prodepa, participaram na manhã desta quinta feira (12), de mais um Natal Solidário feito pela empresa em parceria com a escola 

A parceria já tem 16 anos e já é uma programação muito aguardada por pais e professores, como explica a professora Josenilda Alves, que acompanhou as crianças na atividade. “As crianças, os pais e a comunidade toda ficam ansiosas por esse momento. Para as crianças é importante brincar, ganhar presentes e então a escola toda se organiza para esse dia, que é tão importante como o Natal.” comenta Josenilda.

A ação se tornou muito especial para os colaboradores da Prodepa, que realizam o Natal Solidário no intuito de promover o lazer e diversão para crianças carentes do entorno da empresa. Uma das organizadoras, a assistente administrativa, Helena Costa, conta da alegria e satisfação de proporcionar esses momentos para as crianças. 

“Nós começamos a realizar o projeto nos 50 anos da Prodepa, como Projeto Cidadania e os funcionários da empresa compraram a idéia. No início nós recebíamos menos crianças, em torno de 50 alunos e hoje recebemos de 100 crianças. A importância desse projeto é valorizar a área entorno da Prodepa, são crianças que precisam do nosso apoio e então é uma satisfação enorme.” afirma Helena Costa.

O evento contou com muita diversão para os pequeninos , muitas brincadeiras com palhaços, piscina de bolinhas, pula-pula e ainda a participação especial de Papai e Mamãe Noel.

 

Categorias: Notícias

Prodepa promove evento sobre Novas Tecnologias para Transformação Digital

qui, 12/12/2019 - 15:49
12/12/2019 - 15:45

 

Realizado na sede da empresa o encontro reúne profissionais de TI para troca de conhecimentos e reflexão sobre novas tecnologias entre os dias 12 e 13 de Dezembro.

 

Iniciou na manhã de hoje (12), no auditório da Prodepa, o PROTEC, evento promovido pela empresa com apresentações de soluções em novas tecnologias para o avanço da Transformação Digital do Estado do Pará, com o objetivo melhor atender ao cidadão. O evento encerra nesta sexta-feira (13).

O evento tem como objetivo principal, incentivar a troca de conhecimentos, apresentação de soluções já utilizadas pela Prodepa, reflexão sobre novas tecnologias, ferramentas, práticas e processos úteis para a organização. Além de ser uma oportunidade de encontro, troca de informações e de novos aprendizados.

Uma das organizadoras evento, a Gerente de Divisão de Projetos de Inovação na Prodepa, Adriana Xisto, explicou como surgiu essa iniciativa e a expectativa dos resultados para o avanço da empresa.

“Esse é um espaço para que a gente possa, tanto os funcionários da Prodepa, quanto os nossos convidados, compartilharmos soluções e tecnologias que vem sendo utilizados no desenvolvimento de sistemas das suas soluções ou que ainda estão em estudo”, explica Adriana.

A programação é organizada em trilhas temáticas para os principais assuntos abordados no evento: Desenvolvimento de Sistemas, Práticas e Processos, Infraestrutura, Ferramentas, para o compartilhamento de novidades entre as áreas da empresa para chegar ao cidadão com melhores serviços.

“O foco desse ano, do Protec 2019, é transformação digital, sobre que tecnologias estão aí no mercado e vão facilitar essa transformação dos serviços que hoje a gente disponibiliza para o cidadão ainda no formato tradicional para gente transformar essa metodologia num cenário mais digital, buscando atender o cidadão da melhor forma possível”, completou Adriana.

 

Categorias: Notícias

Prodepa e Prodap: afiliadas ABEP unidas em busca de melhores serviços para o cidadão

qui, 12/12/2019 - 15:47
12/12/2019 - 15:45

 

Representantes da Prodap, afiliada ABEP no Amapá, reuniram com a Prodepa para alinhar parceria e trazer soluções sobre automatização, monitoramento, ferramentas de controle e expansão de rede, além de treinamentos, para os serviços de tecnologia no Governo do Amapá. O encontro aconteceu semana passada, em Belém, e contou com a presença do presidente da Prodepa, Marcos Antônio Brandão; do coordenador de redes do Prodap, Benedito de Jesus; do diretor de projetos especiais (DPE), Luiz Carlos Guedes; e do gerente de Projeto de Cidadania da Prodepa, Tiago Cardoso. #abeptic #abep #tic #prodepa #prodap #tipublica

 

Tags: rodepa e Prodap: afiliadas ABEP unidas em busca de melhores serviços para o cidadão
Categorias: Notícias

Presidente da Prodepa será homenageado como Destaque do Ano na 43ª Edição do Prêmio Personalidade do Pará

qui, 21/11/2019 - 15:29
21/11/2019 - 15:30

 

Engenheiro eletricista e Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA-SP, o presidente da Prodepa, Marcos Brandão da Costa, será homenageado, no próximo dia 5/12 no hotel Sagres como “Destaque do Ano” na 43ª Edição do Prêmio Personalidade do Pará, promovido pelo Conselho de Profissionais do Estado do Pará, destinado a profissionais que se destacam por sua capacidade realizadora, e qualidades e méritos que contribuem para o progresso do nosso Estado.

Os homenageados foram selecionados dentre 300 nomes de profissionais paraenses, observando seu perfil, talento, criatividade, desafios, exemplo de coragem, honestidade, respeito à concorrência, tenacidade e persistência, tendo à frente sua capacidade profissional realizadora em nosso Estado.

Marcos Brandão é Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal do Pará, com Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA. É Professor da Faculdade Estácio Belém, tem expertise nas áreas de conhecimento da Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações e Design de Produtos.

 Assumiu diversos cargos de gestão durante os últimos anos, dentre os quais na extinta Telepará e na própria Prodepa, quando em 1991 foi nomeado Diretor de Tecnologia e posteriormente, Presidente. Atualmente está como Presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará - PRODEPA, no seu segundo mandato.

 

Categorias: Notícias

Prodepa apresenta sistema voltado à defesa da mulher em situação de violência doméstica

qui, 14/11/2019 - 18:25
14/11/2019 - 18:15

 

Na última terça-feira (12), a Prodepa apresentou para entidades parceiras o Sistema de Atendimento Integrado à Mulher (SIV Mulher), voltado à mulheres em situação de violência doméstica. O objetivo principal do sistema é auxiliar no enfrentamento da violência contra à mulher e reintegrar as vítimas de agressões ao mercado de trabalho, fornecendo ajuda a partir do acesso aos serviços de proteção e empoderamento do sistema, especialmente na qualificação profissional da área em que ela deseja atuar. A medida visa promover a cidadania e evitar a revitimização.  O serviço está em fase de finalização e deve ser lançado em breve.
Para alcançar estes objetivos foi implantado no sistema o Formulário "FRIDA", que define a gravidade de risco da mulher e o Empoderamento Empreendedor, que buscará qualificar as mulheres que sofrem violência doméstica ao mercado de trabalho. Tendo em vista reduzir os números de casos de feminicídio, que cresceram mais de 20% e também outras formas de agressão, que tiveram mais de 19 mil registros de ocorrências no estado do Pará, de acordo com a pesquisa do Monitor da Violência, projeto do Portal G1.
O Formulário FRIDA é uma normativa do Conselho Nacional do Ministério Público, gerador de avaliação de riscos, que através das respostas das mulheres, estabelece um grau de situação de risco da usuária do sistema, mas não é de preenchimento obrigatório.
Foi apresentado também o aplicativo integrado ao SIV Mulher, que usa os dados da usuária do sistema para auxiliá-la na prevenção da violência. O aplicativo ainda não foi lançado, mas está em fase de finalização dos ajustes para melhor atender as necessidades de cada usuária. “Também colocamos no meio virtual, através do aplicativo, abas de dados pessoais e profissionais. E por fim, uma série de perguntas, que direciona quais tipos de cursos é de interesse da mulher, seguindo assim o procedimento para a sua qualificação profissional.” explica Hitoshi Seki, Analista de Sistemas da Prodepa. 
Os parceiros presentes deram sugestões e opiniões sobre o sistema para aperfeiçoamento antes de ser lançado. As expectativas são positivas e as entidades envolvidas acreditam em bons resultados, como esclarece o Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Franklin Lobato Prado. “Esperamos que o sistema dê a possibilidade da mulher vítima de violência doméstica, ter o atendimento nas entidades que foram cadastradas ao sistema de forma qualificada e rápida. Para que ela receba o atendimento psicológico, assistencial e uma qualificação profissional, visando que ela seja inserida numa política pública de geração de emprego e renda.”

 

Categorias: Notícias

Prodepa debate a TIC pública em São Paulo

sex, 08/11/2019 - 15:23
08/11/2019 - 15:15   Marcos Brandão, presidente do Prodepa, participa em São Paulo de reuniões e palestras sobre diversos temas relevantes para a TIC pública em pauta. O café da Manhã ABEP seguiu com a Alteração do Estatuto da Associação, encontro com os patrocinadores dos eventos ABEP, na interactive room, e outros assuntos importantes. Houve ainda as palestras "Agenda Digital para Governo 4.0", com Paulo Coelho, "HPE contribuindo no processo de transformação digital do setor público", com Marcos Lhobregat". A OI, parceira ABEP, trouxe soluções de como pode auxiliar o Governo do Estado a melhorar a infraestrutura de conectividade, com Edeval Munhoz. O tema do SECOP 2020 já foi definido: "O Estado Digital para o Cidadão".  
Categorias: Notícias

Prodepa e Sead alinham soluções para fusão das secretarias de Administração e Planejamento

ter, 05/11/2019 - 14:40
05/11/2019 - 14:30

 

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) passarão por um processo de fusão, unindo forças para integrar uma única equipe, dando origem a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).

O objetivo de dar mais agilidade e um serviço de qualidade para a população e para os servidores. Como parte deste processo, uma reunião entre a Sead e a Prodepa ocorreu na manhã desta terça-feira (5) na sede da empresa.

A reunião é mais uma etapa de viabilização do processo de integração das duas secretarias. Antes da fusão ser realizada é necessário avaliar os impactos nos sistemas corporativos desenvolvidos pela Prodepa, em uso por essas secretarias, visando a integração, como os Sistemas de Processo Administrativo Eletônico, Contábil e de Patrimônio.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, Gustavo Costa, é necessário planejar essa migração das informações para a nova secretaria criada. “Será criada uma força tarefa para levantar todos os sistemas em uso que serão atingidos para criar um planejamento a ser executado e atender esse novo orgão tão importante para a administração pública”, explica.

Estiveram presentes na reunião os representantes da Sead, Iris Negrão e Thiago Matos e; pela Prodepa, o Diretor Gustavo Costa; e as gerentes Adriana Teles (Divisão de Projetos e Inovação); Lorenna Góes (Divisão de Sistemas Específicos); e Erika Sagratzhi (Negócios de Sistemas)

 

Categorias: Notícias

Técnicos da Seac treinam para novo site do TerPaz

ter, 05/11/2019 - 14:19
05/11/2019 - 14:15

 

Técnicos da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) participaram na semana passada de treinamento na Prodepa visando a alimentação do novo site do programa TerPaz, que deve entrar no ar ainda este mês. O site, mais interativo e responsivo, vem com a inclusão de uma ampla agenda de ações do programa nos Territórios pela paz, a ser alimentada dia a dia pelas equipes de TI e de comunicação da Seac. Com isso, moradores dos territórios e outros internautas poderão ter acesso à agenda do programa em cada local de seu interesse. Em breve haverá ainda um app desenvolvido pela Prodepa para navegação por território.

 

Categorias: Notícias

Prodepa promove capacitação na ferramenta Business Intelligence para Polícia Militar

seg, 04/11/2019 - 17:34
04/11/2019 - 17:30

O Business Intelligence (BI Prodepa) é uma  plataforma de inteligência desenvolvida pela Prodepa, que tem como intuito dar suporte nas tomadas de decisões administrativas financeiras.

Nesta segunda-feira (04), a Prodepa iniciou a capacitação de policiais militares do Departamento Geral de Administração da Polícia Militar com o objetivo de habilitar os servidores do Comando Geral a otimizarem tarefas admimistrativas e alcançarem melhoes resultados na gestão orçamentária. “A ferramenta auxilia em obter melhores produtos de trabalho de gestão administrativa financeira, controle de despesas e receitas de toda a polícia militar do Estado do Pará.” explicou Adelaide Evangelista, Líder de Business Intelligence da Prodepa e responsável pela capacitação.

A demanda pela capacitação na ferramenta é  antiga, segundo os militares. O treinamento vem sendo recebido com positividade pelos policiais. “O programa que nós estamos em treinamento, vai possibilitar atender a demanda de criação de relatórios de uma forma mais rápida, para que possa auxiliar tanto o gestor setorial, que é a Diretoria de Finanças, quanto o alto comando na tomada de decisões.” afirmou o Major Perdigão, chefe da Seção de Planejamento Orçamentário.

Com o uso de Business Intelligence (BI) é possível realizar mineração, extração e descoberta de dados específicos através de relatórios e gráficos avançados, favorecendo a qualidade e a agilidade no serviço público. “Desde que foi adquirido esse programa, nós sempre tivemos acesso. Ele beneficia muito nosso serviço relacionado tanto a parte de contabilidade como a parte administrativa e orçamentária. A capacitação da equipe vem pra somar.” comentou o Major Robson Rodrigues, chefe da Seção de Contabilidade da Polícia Militar do Estado do Pará.

Categorias: Notícias

“Case” de boas práticas de desenvolvimento de pessoas da Prodepa no I Encontro dos Servidores Públicos do Estado

qua, 30/10/2019 - 11:28
30/10/2019 - 11:30

 

A Prodepa inscreveu o case “Boas Práticas de Desenvolvimento de Pessoas” no I Encontro dos Servidores Públicos do Pará, que começou ontem e encerra hoje no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

O projeto é baseado na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores a partir da premissa de que mentes e corpos mais descansados melhoram a performance profissional, com mais qualidade de vida no trabalho.

Hoje a empresa mantém uma área de recreação com jogos lúdicos para ajudar a “desligar” a mente da pressão do trabalho; além e uma sala de descanso refrigerada com poltronas e colchonetes para que o colaborador possa relaxar por completo seu corpo e mente nos intervalos da jornada.

A Prodepa mantém ainda um Espaço de Convivência para ações de relacionamento interpessoais, que serve para a realização de refeições e de celebrações mensais dos colaboradores dos diversos setores e departamentos da empresa.

O evento tem o objetivo promover o engajamento entre os servidores das diversas Instituições parceiras, através do compartilhamento de boas práticas em gestão de pessoas e também formar uma rede estadual de compartilhamento dessas práticas.

Esta primeira edição traz o tema "Da essência à alta performance" e palestrantes internacionalmente conhecidos, como Leandro Karnal e Pedro Calabrez, para debater inovação, criatividade e demais ferramentas para o serviço público.

O encontro é realizado através da parceria de nove instituições públicas paraenses.

 

Categorias: Notícias

Outubro Rosa: Prodepa promove palestra sobre prevenção do câncer de mama

qua, 30/10/2019 - 11:20
30/10/2019 - 11:15

Momento único de beleza, autoestima, empoderamento e conscientização da prevenção do câncer de mama para as colaboradoras da Prodepa.

 

A Prodepa promoveu na manhã desta terça-feira (29), uma programação especial do ‘Outubro Rosa’ para alertar as colaboradoras da empresa sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. A palestra foi ministrada pela Diretora em Qualificação da Mary Kay does Brasil, Vanessa Arouck Lourenço, que também é Jornalista, Relações Públicas e ex colaboradora da empresa.

Durante o encontro ela explicou que o câncer de mama é a principal causa de óbitos por câncer das mulheres brasileiras e que o autoexame é a principal ferramenta para detectar precocemente a doença, evitar o desenvolvimento e primeiro passo para a cura. “Nessa ação, a gente tem como finalidade enriquecer a vida das mulheres, promover o empoderamento a partir da autoconfiança, por meio do bem estar, do autocuidado, também na questão da saúde, para que elas possam perceber o quanto são importantes pra si mesmas.”, explica Vanessa. 

Após a palestra de conscientização as colaboradoras participaram de um “Dia de Beleza” com demonstrações e dicas de como fazer a melhor e mais correta maquiagem com aula prática.

Dicas da Palestra sobre Autoexame de Mamas

  • Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres.
  • O ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração.
  • A realização desse exame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O autoexame é feito sete dias após o inicio da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.
  • A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos). Em todas as faixas etárias podem aparecer nódulos benignos, que também vão precisar de tratamento.
  • Lembre-se: o autoexame de mamas é apenas a primeira precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como o aparecimento de secreções e dores, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.

 

Categorias: Notícias

Prodepa participa de congresso computacional com 2 projetos

ter, 29/10/2019 - 20:04
29/10/2019 - 20:00

 

0 14º Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional ocorrerá em Belém de 03 a 06 de novembro com participação da Prodepa em duas apresentações:  Novas tecnologias em desenvolvimento e projetos nas áreas de transporte de dados em alta qualidade com uso de Fibras ópticas; e Aplicativos em plataformas modernas para inclusão do cidadão em um Governo Digital .
Alem disso a Prodepa deverá propor links de internet em alta velocidade com streaming para transmissão de vídeo-aulas para o público jovem da área de Ciências da Computação, com alcance mundial. #TecnologiaaServiçodoCidadão

 

Categorias: Notícias

Encontro dos servidores pode ser acompanhado ao vivo na rede mundial

ter, 29/10/2019 - 20:01
29/10/2019 - 20:00

 

A Prodepa montou estrutura de filmagem e streaming no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia em conjunto com o Portal Cultura para transmissão do I Encontro dos Servidores Públicos do Pará.
Acompanhe tudo ao vivo pelo www.portalcultura.com.br
#TecnologiaaServiçodoCidadão

 

Categorias: Notícias

Encontro do Servidor: Prodepa fornece internet de alta velocidade

ter, 29/10/2019 - 19:57
29/10/2019 - 20:00

 

A Prodepa disponibilizou Internet de alta velocidade para a organização do evento e a Imprensa que faz a cobertura do I Encontro dos Servidores Públicos do Estado do Pará, que começou hoje no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
#TecnologiaaServiçodoCidadão

 

Categorias: Notícias

Prodepa garante Internet em alta velocidade em Ponta de Pedras

qui, 24/10/2019 - 10:34
24/10/2019 - 10:30  O prefeito de Ponta de pedras, Pedro Paulo Boulhosa Tavares, esteve na última terça-feira (22) na sede da Prodepa solicitando melhorias para o atendimento em Internet em vários orgãos da prefeitura. O presidente Marcos Brandão se comprometeu de, ainda esta semana, deslocar técnicos para o municipio, fazendo o levantamento necessário para instalação de Fibra Óptica Sub-Aquática, que garantirá Internet de alta velocidade na cidade.  
Categorias: Notícias

Fibra óptica: mais cidades paraenses conectadas

qui, 24/10/2019 - 10:31
24/10/2019 - 10:30  Prodepa e Exército Brasileiro reuniram-se dia 19 com representantes da Huawei para finalizar agenda de treinamento e entrega de equipamentos DWDM para enlaces com fibra óptica até Macapá, o que irá viabilizar conectividade de pelo menos mais 5 cidades paraenses.  
Categorias: Notícias

Prodepa homenageada pelo Exército

qui, 24/10/2019 - 10:29
24/10/2019 - 10:15  No último dia 19 a Prodepa, através do presidente Marcos Brandão, foi homenageada no 41ª CT do Exército pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) após apresentar as políticas e estratégias na área de Tecnologia de Informação e Comunicação para avançar com o Governo Digital.  
Categorias: Notícias

Calha Norte conectada:Prodepa, Prodap e Exército definem cronograma de ativação

ter, 15/10/2019 - 12:21
15/10/2019 - 11:45

 

O presidente da Prodepa Marcos Brandão;José Lutiano presidente da Prodap (AP); e o coronel Fraide Sales pelo Exército Brasileiro reuniram hoje no 41º CT da corporação para definir o cronograma de ativação dos novos links de comunicação em fibras ópticas.
A parceria proporciona excelente solução para o Estado do Pará , no atendimento de localidades na Calha Norte e outros municípios da região.
Para o Amapá será a realização de um grande sonho com atendimento de internet com alta velocidade e estabilidade. Para o Exército a parceria traz o suporte indispensável a toda uma tecnologia voltada para inteligencia em segurança Nacional na Região Norte.
O treinamento nesta nova tecnologia é chinesa e ocorre em novembro.
A entrega dos equipamentos ocorrerá em dezembro e as instalações em janeiro e fevereiro de 2020 .
No Pará os municípios que terão internet em alta velocidade são: Tucuruí, Pacajá, Vitória do Xingú, Jurupari, Vila Camburão, Oriximiná, Almerin e Monte Dourado.

 

Categorias: Notícias

Prodepa participa de apresentação de programas no PCT Guamá

seg, 07/10/2019 - 15:18
07/10/2019 - 15:15

 

Juntamente com o Governador do Estado, Helder Barbalho e o Secretário de Ciência e Técnologia, Carlos Maneschy; o presidente da Prodepa, Marcos Brandão, participou na última quinta-feira, das apresentações dos programas de Desenvolvimento e Pesquisa do Ambiente de Inovação Tecnológica do Parque do Guamá onde foram identificadas várias formas de parceria com bolsistas e startups voltadas para tecnologia de informação e Comunicação, com foco principal na geração de emprego e produtos para um governo cada vez mais digital.

 

Categorias: Notícias

Tecnologia para encontrar

ter, 01/10/2019 - 14:27
subtitulo: kd a berlindabanner: Link Banner: http://www.prodepa.pa.gov.br/artigos/prodepa-disponibiliza-vers%C3%A3o-2019-do-a...tipo: Notícia
Categorias: Notícias

Páginas